Audi A8   Instruções de condução   Condução com reboque  Dispositivo de engate de reboque
Aplicável aos seguintes veículos: com dispositivo de engate de reboque eléctrico
O dispositivo de engate de reboque consiste de um interruptor basculante, do dispositivo oscilante e a rótula de engate com armação eléctrica.
Armar a rótula de engate
Imobilizar o veículo e accionar o travão de estacionamento.
Desligar o motor.
Abrir a tampa da bagageira ATENÇÃO!.
Premir brevemente o interruptor basculante -1- Fig. 1. A rótula de engate vira até atingir a « posição de serviço ».
Verificar ao fim de pouco tempo, se a luz piloto -1- no interruptor basculante se acende em permanência. Foi atingida a posição de serviço.
Recolher a rótula de engate
Imobilizar o veículo e accionar o travão de estacionamento.
Desligar o motor.
Desatrelar o reboque e separar a ligação eléctrica entre o veículo e o reboque ATENÇÃO!.
Remover eventualmente os adaptadores da tomada do reboque.
Retirar, se for caso disso, um porta-bagagens, uma capa de protecção da rótula ou outro tipo de peças montadas na rótula de engate.
Abrir a tampa da bagageira.
Premir brevemente o interruptor basculante -2-. A rótula de engate é recolhida, até atingir a « posição de repouso ».
Verificar ao fim de pouco tempo, se a luz piloto -2- no interruptor basculante se acende em permanência. Foi atingida a posição de repouso.
Com o veículo em andamento ou a tampa da bagageira fechada, o interruptor basculante fica fora de funcionamento.
A tomada do reboque está localizada na rótula de engate e é armada e recolhida juntamente com esta.
Uma protecção de sobrecarga interrompe imediatamente o movimento oscilatório no caso de se registar uma resistência. Esta situação é assinalada pelo piscar da luz piloto no interruptor basculante.
Para desactivar a protecção de sobrecarga, começar por remover a resistência (p. ex. objectos). Manter o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido a sua posição de serviço ou de repouso.
Significado das luzes piloto no interruptor basculante
  • Se uma luz piloto piscar com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate não atingiu ainda a posição de serviço ou de repouso.
  • Se uma luz piloto se acender com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate se encontra na posição de serviço ou de repouso.
  • Se ambas as luzes piloto piscarem alternadamente com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate não atingiu ainda a sua posição de serviço ATENÇÃO!. Isso é assinalado através do aviso ao condutor Verificar engate de reboque! no visor do painel de instrumentos. Não conduzir nunca com um reboque atrelado, enquanto as luzes piloto piscarem alternadamente com luz amarela. Desatrelar, se necessário, o reboque e separar a ligação eléctrica entre o veículo e o reboque. Premir o interruptor basculante, até a rótula de engate ter atingido a posição de serviço. Controlar se a luz piloto se acende com luz amarela.
  • Se ambas as luzes piloto piscarem simultaneamente com luz amarela, é necessário iniciar o sistema eléctrico. Isso será o caso, se p. ex. a bateria tiver sido desligada e ligada de novo.
Iniciar o sistema eléctrico
Manter o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido uma vez a sua « posição de serviço » e a « posição de repouso ». Deste modo o sistema « memoriza » todo o curso oscilatório.
ATENÇÃO!
Um uso inadequado do dispositivo de engate de reboque pode dar origem a lesões e a acidentes.
  • Assegurar que não se encontram pessoas nem animais ou objectos na zona de viragem da rótula de engate.
  • Se a rótula de engate não estiver correctamente encaixada, o dispositivo de engate de reboque não pode ser utilizado em circunstância nenhuma – perigo de acidente e de lesões!
  • Não accionar nunca o interruptor basculante, se estiver atrelado um reboque ou se estiver montado um porta-bagagens ou outro tipo de peças na rótula de engate – perigo de acidente!
  • Nunca interfira com meios auxiliares ou ferramentas no processo de oscilação da rótula de engate. Esta pode ficar danificada. Deixa de ser garantida uma utilização segura do dispositivo de engate de reboque.
  • Não circular nunca com um reboque, se a luz piloto piscar com luz amarela. Como nesse caso a rótula de engate não está encaixada e não se encontra, por isso, na sua posição de fim de curso, existe o perigo de acidente!
  • Só utilizar o dispositivo de engate de reboque, se a rótula de engate estiver completamente armada e encaixada de forma segura.
  • Mandar inspeccionar o dispositivo de engate de reboque num serviço de assistência técnica, se se registarem deficiências no sistema eléctrico ou no próprio dispositivo de engate de reboque.
Cuidado!
Se se accionar o interruptor basculante, enquanto estiver atrelado um reboque ou estiver montado um porta-bagagens, um protector da rótula ou outro tipo de peças, poderão registar-se danos no dispositivo oscilatório, no veículo ou nos componentes montados.
Nota
  • Com temperaturas exteriores inferiores a -10° C podem ocorrer falhas de funcionamento na armação e recolha automática da rótula de engate. Manter neste caso o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido a sua posição de serviço ou de repouso.
  • Com temperaturas exteriores extremamente baixas a rótula de engate poderá não ter mobilidade. Neste caso bastará colocar o veículo num recinto mais quente (p. ex. garagem).
  • Não submeta a rótula nem outros componentes do dispositivo de engate de reboque a qualquer tipo de alterações ou reparações.
  • Se tiver alguma dificuldade de manuseamento ou se notar alguma anormalidade no dispositivo, dirija-se a um serviço de assistência técnica.
  • Antes de iniciar uma viagem, controle a correcta fixação da rótula.
  • Não desbloquear nunca a rótula de engate com o reboque ou outro tipo de acessório atrelado (p. ex. um suporte de bicicletas).
  • Se se circular sem reboque, dever-se-á recolher a rótula de engate.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.