Audi A3  Manutenção e cuidados  Controlar e reatestar  Bateria
Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial.
A bateria está localizada no compartimento do motor e é praticamente isenta de manutenção. É verificada no âmbito do Serviço de Inspeção.
Motor-híbrido-plug-in*: Informações importantes sobre a bateria de alta tensão encontra-as em Link.
Desligar a bateria
A bateria não deve ser desligada. Quando se desliga a bateria, perdem-se algumas funções do veículo (p. ex. comando elétrico dos vidros). As funções terão de ser reprogramadas quando se volta a ligar a bateria. Para evitá-lo, a bateria só deve ser, por isso, desligada da rede de bordo em situações excecionais.
Função
Programar de novo
Sistema automático de abertura/fecho dos comandos elétricos dos vidros
Link
chave com telecomando ou
Chave de conforto
Se o veículo não reagir à chave, a chave tem de ser sincronizada Link
Relógio digital
Link
Luz de controlo ESC
Depois de se circular uns metros, a luz avisadora volta a apagar-se
Períodos de imobilização do veículo mais longos
Se o seu veículo ficar imobilizado durante um período entre vários dias e várias semanas, os consumidores elétricos vão sendo gradualmente ajustados para níveis de consumo mais baixos ou até desativados. O consumo de energia é assim reduzido e a capacidade de arranque mantida durante um período mais longo Link. Algumas funções de conforto, como, p. ex., a iluminação interior ou a regulação elétrica dos bancos* podem, eventualmente, não estar disponíveis. As funções de conforto voltam a ficar disponíveis, depois de se ligar a ignição e de se dar arranque ao motor. Apesar da desconexão dos consumidores, a bateria acaba por ser totalmente descarregada por consumidores de corrente de repouso, se o veículo ficar imobilizado por um longo período. Uma descarga total provoca uma reação química, que destrói o interior da bateria. Para evitá-lo, é necessário recarregar a bateria uma vez por mês Link. Não desligue a bateria, caso contrário, o sistema de alarme antirroubo* ficará inoperacional.
Utilização no inverno
Nos meses do ano mais frios, a bateria é especialmente solicitada. A consequência é uma menor potência de arranque. Deve-se, por isso, mandar verificar e, se necessário recarregar a bateria, antes da estação fria.
ATENÇÃO!
  • Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial. Relativamente à bateria do veículo contacte uma oficina especializada - perigo de queimaduras por ácido e de explosão!
  • A bateria não pode ser aberta! Não tente alterar o nível do eletrólito da bateria, pois, daí poderia resultar a fuga de gás explosivo da bateria - perigo de explosão!

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.