Audi A5/S5   Utilização   Iluminação e visibilidade  Iluminação exterior
Interruptor da luz
Rodar o interruptor Fig. 1 para a posição correspondente. Com as luzes acesas, acende-se o símbolo .
0 - Luz desligada (nas versões para certos países é ligada a luz de circulação diurna*, com a ignição ligada.)
AUTO* - A luz de circulação automática é ligada ou desligada, dependendo da luminosidade (p.ex. ao fim da tarde, com chuva, num túnel).
- Luz de presença
- Médios
Faróis de nevoeiro/luz(es) de nevoeiro traseira (s)
Premir o correspondente botão Fig. 1:
- Farol de nevoeiro
- Luz(es) de nevoeiro traseira(s)
Regulação do alcance dos faróis
Para não encandear o trânsito que circula em sentido contrário com o veículo carregado, o veículo está equipado com regulação do alcance dos faróis.
Nos veículos com faróis de xénon* a regulação do alcance dos faróis ajusta-se autonaticamente, mesmo na travagem e na aceleração.
Nos veículos com faróis de halogéneo o alcance dos faróis tem de ser regulado com a roda recartilhada Fig. 2:
O - Veículo ocupado à frente, bagageira vazia
I - Veículo totalmente ocupado, bagageira vazia
II - Veículo totalmente ocupado, bagageira carregada
III - Banco do condutor ocupado, bagageira carregada
adaptive light*
Dependendo da velocidade de marcha e do ângulo de viragem da direção a "adaptive light" ajusta-se ao decurso da curva. Dessa forma a curva beneficia de uma melhor iluminação. O sistema trabalha numa faixa de velocidade de aprox. 10 km/h até 110 km/h.
Luz direccional estática* (veículos com adaptive light)- A luz direccional desliga-se a partir de um determinado ângulo de viragem da direcção ou liga-se com os piscas até aprox. 40 km/h. Os sectores laterais do veículo são iluminados melhor ao mudar de direcção.
A "adaptive light" e a luz direcional funcionam só na posição AUTO do interruptor (luz de circulação automática*).
ATENÇÃO!
  • A luz de circulação automática* tem apenas uma função de apoio. Não desobriga o condutor, de controlar a luz de circulação e de a comutar manualmente de acordo com as condições de luz e de visibilidade. Por exemplo, o nevoeiro não pode ser detectado pelos sensores da luz. Por isso ligue nessas condições meteorológicas assim como ao andar na escuridão sempre os médios .
  • Ao utilizar o equipamento de iluminação descrito, tenha por favor as disposições legais em atenção .
Cuidado!
Para que as viaturas atrás não sejam encadeadas, só pode ligar a luz de nevoeiro traseira de acordo com as disposições legais.
Nota
  • O sensor da luz para aluz de marcha automática* encontra-se na fixação do espelho interior. Por isso não cole auto-colantes nessa área do pára-brisas.
  • Algumas funções da iluminação exterior podem ser definidas Link.
  • Se com a iluminação exterior ligada retirar a chave da ignição e abrir a porta, soa um vibrador.
  • Em certas versões para exportação os farolins traseiros não acendem com a luz de condução diurna ligada.
  • Em condições meteorológicas frias ou húmidas os faróis, os piscas e a luz traseiras podem embaciar por dentro, devido à diferença da temperatura entra a área interior e exterior. Se ligar a luz de marcha, eles ficam desembaciados parcial ou totalmente passado pouco tempo. Isso não tem influência sobre a vida útil da instalação de iluminação.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.