Audi A5/S5   Utilização   Audi adaptive cruise control e braking guard  adaptive cruise control
Aplicável aos seguintes veículos: com adaptive cruise control
Pode ser definida qualquer velocidade entre os 30 e os 200 km/h 1).
As luzes avisadoras e as informações ao condutor no visor do painel de instrumentos dão informação sobre as respectivas condições de circulação e as definições.
Ligar o adaptive cruise control
Puxar para si a alavanca até à posição -1- Fig. 1. No visor do painel de instrumentos aparece ACC: standby.
Memorizar a velocidade e activar a regulação
Para memorizar a velocidade actual, premir o botão SET na alavanca da coluna da direcção Fig. 1. A velocidade memorizada é indicada no velocímetro na coroa de LEDs -A- e por breves instantes na linha de informação -D- Fig. 2.
Desligar o adaptive cruise control
Afastar a alavanca, para a posição -0-, até ficar engatada. É visualizada a informação ao condutor ACC: off.
-B- Luzes de controlo
- Condução livre: o adaptive cruise control está ligado. Não é detectado nenhum objecto à frente. Uma velocidade que tenha sido programada é mantida constante.
- Condução condicionada: foi identificado um veículo a circular à frente. O adaptive cruise control controla a velocidade e a distância, de acordo com o veículo que circula à frente e acelera e trava automaticamente.
- Solicitação de intervenção do condutor: a capacidade de desaceleração não é suficiente, para manter uma distância adequada ao veículo que circula à frente. É necessária uma intervenção do condutor Link.
-C- Apresentação no visor
Se o adaptive cruise control não for apresentado no visor, ele pode ser acedido através do botão RESET Link.
Com base no esquema apresentado, pode-se identificar se está a processar-se um controlo em relação ao veículo da frente e qual é a distância.
Contorno do veículo - Não foi detectado nenhum veículo a circular à frente.
Veículo branco - Foi detectado um veículo a circular à frente.
Veículo vermelho - Solicitação de controlo pelo condutor Link.
As duas setas na escala -C- indicam a distância que separa do veículo que circula à frente. Na via livre não são indicadas setas. Se for identificado um veículo à frente, as setas movimentam-se na escala.
A zona verde da escala representa a distância que foi definida (sobre o modo como alterar a distância, consultar Link). Se não for atingida a distância seleccionada ou se ela for ultrapassada, as setas movimentam-se na zona vermelha da escala.
ATENÇÃO!
Se, a uma velocidade inferior a 30 km/h, se premir o botão SET, é acelerado até à velocidade mínima ajustável de 30 km/h .
Nota
  • Se a ignição ou o adaptive cruise control forem desligados, a velocidade que foi definida é apagada, por razões de segurança.
  • Com o adaptive cruise control ligado, estão também ligados o programa electrónico de estabilidade (ESC) e a regulação anti-patinagem (ASR). Nenhum dos sistemas pode ser desligado enquanto o adaptive cruise control estiver ligado.
1) Em certos países entre os 30 e 150 km/h.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.