Audi A5/S5   Instruções de serviço   Controlar e reatestar  Sistema de refrigeração
O líquido de refrigeração arrefece o motor.
Este líquido é composto por uma mistura de água e do aditivo. O aditivo consiste de um produto anticongelante e anticorrosão. O veículo é abastecido de fábrica com um líquido de refrigeração que não precisa de ser mudado.
O nível do líquido de refrigeração é controlado através de uma luz avisadora no visor do painel de instrumentos Link. Recomendamos que verifique, no entanto, de tempos a tempos também directamente o nível do líquido.
Aditivo do líquido de refrigeração
Se for necessário completar o nível com líquido de refrigeração, utilizar só os seguintes aditivos para o líquido de refrigeração. Estes aditivos podem ser misturados entre si.
Aditivo do líquido de refrigeração
Especificação
G12++
TL 774 G
G13
TL 774 J
em situação de emergência:
G12+

TL 774 F
A percentagem de aditivo do líquido de refrigeração depende das condições climatéricas em que o veículo é utilizado. Se a percentagem do aditivo for excessivamente baixa, o líquido de refrigeração pode congelar e provocar danos no motor.

Aditivo do líquido de refrigeração
Anticongelante
Países de clima quente
mín. 40%, máx. 45%
mín. -25 °C
Países de clima frio
mín. 50%, máx. 60 %
máx. -40 °C
Cuidado!
  • Antes de começar o Inverno mande verificar num concessionário Audi ou num serviço de assistência Audi, se o aditivo do líquido de refrigeração do seu veículo está ajustado às condições climatéricas em que este é utilizado. Este cuidado é especialmente importante quando se circula em regiões mais frias.
  • Se, numa situação de emergência não estiver disponível o aditivo adequado para o líquido de refrigeração, não se pode utilizar outro aditivo - perigo de danos no motor! Utilizar neste caso apenas água e restabelecer, tão rapidamente quanto possível, a correcta proporção da mistura com o aditivo prescrito.
  • Utilizar num reabastecimento exclusivamente líquido de refrigeração novo.
  • Não pode ser acrescentado vedante do radiador ao líquido de refrigeração.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.