Audi A5/S5   Auto-ajuda   Desempanagem  Arranque por rebocagem/ rebocagem
No arranque por rebocagem e na rebocagem é necessário prestar atenção a alguns pormenores.
Se se utilizar um cabo de reboque, ter as seguintes instruções em atenção:
Condutor do veículo rebocador
Só dar verdadeiro início à marcha, depois de o cabo estar esticado.
Engrenar no início da marcha as mudanças com extrema suavidade (caixa de velocidades manual) ou acelerar com muito cuidado (caixa de velocidades automática).
Condutor do veículo rebocado
Ligar a ignição, a fim de não serem activados os indicadores de direcção, a buzina e o limpa/lava-vidros. Assegurar que o volante está desbloqueado e possui toda a mobilidade.
Retirar a mudança (caixa de velocidades manual) ou colocar a alavanca selectora na posição N (caixa de velocidades automática).
Tenha em atenção que o servo-freio só funciona com o motor ligado. Caso contrário, é necessário aplicar muito mais força ao carregar o pedal do travão.
Ter em linha de conta, que a assistência à direcção só funciona com a ignição ligada e com o veículo em movimento 1). Caso contrário será necessária uma muito maior aplicação de força do que o habitual para dirigir o veículo.
Ter o cuidado de manter sempre o cabo bem esticado.
Cabo ou barra de reboque
A utilização de uma barra de reboque é a solução mais aconselhável e também a mais segura. Só se não dispuser de uma barra é que deverá utilizar um cabo de reboque.
O cabo de reboque deverá ser elástico, para proteger ambos os veículos. Utilize um cabo de fibra sintética ou de outro material elástico.
Fixar o cabo ou a barra de reboque apenas à argola prevista para esse efeito Link ou Link.
Estilo de condução
A rebocagem exige uma certa prática - nomeadamente quando se utiliza um cabo de reboque. Ambos os condutores terão de estar suficientemente familiarizados com as particularidades da rebocagem. Os condutores inexperientes não devem realizar nenhuma rebocagem nem arranque por rebocagem.
Evitar sempre na condução as forças de tracção inadmissíveis e as cargas que possam provocar esticões. Nas manobras de rebocagem em estradas não asfaltadas existe sempre o perigo de uma sobrecarga nas peças de fixação.
Cuidado!
Se, devido a uma deficiência, não houver lubrificante na caixa de velocidades do seu veículo, este só poderá ser rebocado com as rodas motrizes levantadas ou terá de ser transportado num transportador especial ou num reboque.
Nota
  • Respeitar as regras de trânsito.
  • Acender as luzes de emergência nos dois veículos. Prestar atenção a outras disposições eventualmente em vigor.
  • O cabo de reboque não pode ficar retorcido, a fim de evitar que, em certas condições, a argola de rebocagem dianteira se desenrosque do seu veículo.
1) Condição: a bateria está suficientemente carregada.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.