Audi RS Q3   Utilização   Caixa de velocidades automática  S tronic®
A posição da alavanca de seleção engatada e a velocidade engatada são mostrados no visor do painel de instrumentos Fig. 1.
Ligar a ignição.
Em função da posição selecionada na caixa de velocidades e da posição pretendida, é necessário libertar o bloqueio na alavanca seletora Link.
Deslocar a alavanca seletora para a posição pretendida. A posição engatada na caixa de velocidades é indicada na corrediça da mudança de velocidades.
Bloqueio da alavanca seletora
O bloqueio da alavanca seletora impede que seja engrenada, por lapso, uma posição da caixa que coloque involuntariamente o veículo em andamento. Por este motivo, para selecionar determinadas posições da caixa de velocidades, é necessário premir o botão na alavanca seletora Fig. 2 e/ou carregar no pedal do travão.
Para selecionar uma posição da caixa de velocidades, com o motor em funcionamento e o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão. A figura mostra realçado a cores, as posições em que o botão da alavanca seletora tem de ser premido Fig. 2.
Se passar rapidamente da marcha em frente D para a marcha-atrás R, a alavanca seletora não é bloqueada. Isto permite-lhe, por exemplo, « desatolar » um veículo atolado. Se a alavanca permanecer durante mais de 2 segundos na posição N, sem o pedal do travão carregado, a alavanca seletora fica bloqueada.
Se o bloqueio da alavanca seletora não engatar, existe uma avaria. Para evitar um arranque não desejado, a tração está interrompida. Para voltar a engatar a alavanca seletora, carregar no pedal do travão e engatar a posição P ou N. Agora pode-se engatar uma posição diferente.
Bloqueador da extração da chave*
Depois de desligada a ignição, só é possível retirar a chave da fechadura da ignição com a alavanca de seleção na posição P. Com a chave da ignição retirada, a alavanca de seleção fica bloqueada na posição P.
P – Bloqueio de estacionamento
Nesta posição da alavanca seletora as rodas motrizes ficam bloqueadas. Só acionar o bloqueio de estacionamento com o veículo parado ATENÇÃO!. Para selecionar a posição da caixa P, premir o botão na alavanca seletora e selecionar a posição P.
O bloqueio de estacionamento só pode ser libertado com o motor em funcionamento e o pedal do travão carregado. Para desativar o bloqueio de parque, prima a tecla da alavanca seletora e selecione a posição desejada da caixa de velocidades.
R – Marcha-atrás
Nesta posição está engrenada a marcha-atrás. Só selecionar a marcha-atrás com o veículo parado e o motor no regime de ralenti ATENÇÃO!. Para selecionar a posição da caixa R, premir o botão na alavanca seletora, carregar no pedal do travão e selecionar a posição R.
Com o motor em funcionamento, acendem-se os farolins de marcha-atrás na posição R da caixa de velocidades.
N – Neutro (posição de ponto morto)
Nesta posição a caixa de velocidades está em ponto morto. Para selecionar a posição da caixa N, premir o botão na alavanca seletora e selecionar a posição N.
D/S – Posição permanente de marcha em frente
Na posição D/S da alavanca seletora a caixa de velocidades pode ser operada no modo normal D ou no modo Sport S. O modo de condução selecionado é apresentado no visor do painel de instrumentos .
No modo normal D a caixa seleciona automaticamente a relação de transmissão adequada. Esta relação depende da carga do motor, da velocidade e do programa de comutação.
O modo Sport S deve ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas. Ao acelerar as passagens de mudanças podem ser notadas.
Para engrenar a posição D/S da alavanca seletora a partir da posição N, a uma velocidade inferior a 2 km/h ou com o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão ATENÇÃO!.
ATENÇÃO!
  • Mesmo com a ignição desligada o veículo pode descair.
  • Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da caixa de velocidades (com exceção de P), manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo « arrasta-se ».
  • Não se pode acelerar nunca inadvertidamente, se o veículo estiver imobilizado. De contrário, o veículo entra imediatamente em movimento, em certos casos mesmo com o travão de mão acionado - perigo de acidente!
  • Não acelerar, se se pretender alterar a posição da alavanca seletora com o veículo parado e o motor a trabalhar - perigo de acidente!
  • Como condutor, não abandone nunca o veículo com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se tiver de abandonar o veículo com o motor em funcionamento, feche o travão de estacionamento e engate o bloqueio de estacionamento P.
  • Em andamento não colocar nunca a caixa de velocidades nas posições R ou P - perigo de acidente!
  • Antes de alguém abrir o capot, deve-se selecionar a posição P da caixa de velocidades e ativar o travão de estacionamento - perigo de acidente! É indispensável que sejam observadas as advertências Link.
Nota
  • Se involuntariamente se selecionar N, em andamento, desacelerar e aguardar até se atingir o regime de ralenti, antes de passar de novo para as relações de marcha D/S.
  • Em caso de corte na alimentação de corrente, a alavanca seletora não pode continuar a ser deslocada na posição P. Nesta situação a alavanca seletora pode ser desbloqueada de emergência Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.