Audi RS Q3   Instruções de serviço   Jantes e pneus  Rodas
Os pneus de inverno melhoram o comportamento do veículo com neve e gelo.
Equipe as quatro rodas com pneus de inverno.
Utilize apenas pneus de inverno que tenham sido homologados para o seu veículo.
Tenha em consideração que para os pneus de inverno poderão vigorar velocidades máximas mais baixas.
Preste atenção a que os pneus de inverno apresentam um perfil suficiente
Controlar a pressão dos pneus após a montagem das rodas. Respeitar os valores indicados na ilharga da porta do condutor.
Em condições de inverno rigoroso o uso de pneus de inverno melhora substancialmente as qualidades de condução do veículo. Devido ao seu tipo de construção (largura, mistura de borracha, configuração do perfil) os pneus de verão derrapam mais no gelo e na neve. Isto aplica-se especialmente a veículos equipados com pneus largos ou pneus de alta velocidade (com o código H, V ou Y no flanco do pneu).
Só poderá utilizar pneus de inverno que tenham sido homologados para o seu veículo. As medidas dos pneus de inverno para o seu veículo figuram na documentação do veículo (p. ex. o certificado CE de conformidade ou COC1)). A documentação do veículo difere de país para país. Ver também Link.
Os pneus de inverno perdem grande parte das suas qualidades quando o perfil do pneu se reduziu a uma profundidade de 4 mm.
Também o envelhecimento afeta as propriedades dos pneus de inverno, mesmo que o relevo do piso seja visivelmente superior a 4 mm.
Os pneus de inverno têm as seguintes limitações de velocidade conforme os códigos de velocidade: ATENÇÃO!
Código de velocidade Link
Velocidade máxima admissível
Q
160 km/h
S
180 km/h
T
190 km/h
H
210 km/h
V
240 km/h
(observar limitações)
Na Alemanha tem de se afixar um autocolante com essa chamada de atenção no campo visual do condutor, nos veículos que podem ultrapassar esses limites de velocidade. Esses autocolantes podem ser adquiridos na sua oficina especializada. Ter em atenção eventuais disposições legais diferentes em vigor noutros países.
Em vez de pneus de inverno podem utilizar-se também os chamados « pneus para todo o tempo » .
Utilização de pneus V de inverno
Tenha em atenção, que quando se utilizam pneus de inverno na versão V a velocidade máxima geralmente aceite de 240 km/h nem sempre é tecnicamente admissível e que poderá ser substancialmente restringida no caso do seu veículo. A velocidade máxima nos pneus V depende diretamente das cargas máximas sobre os eixos admissíveis do seu veículo e da capacidade de carga dos pneus que estão montados.
Recomendamos-lhe que se dirija à sua oficina especializada, para se informar da velocidade máxima dos seus pneus V, com base nos dados do veículo e dos pneus.
ATENÇÃO!
A velocidade máxima admissível nos seus pneus de inverno não pode ser ultrapassada em circunstância nenhuma – perigo de acidente por avaria num pneu e perda do controlo sobre o veículo.
Nota sobre o impacto ambiental
Volte a montar atempadamente os pneus de verão, pois numa estrada sem neve e sem gelo, o veículo tem um melhor comportamento com pneus de verão. Os ruídos de rolamento são também mais reduzidos, o desgaste dos pneus é menor e, acima de tudo, o consumo de combustível mais moderado.
1) COC = certificate of conformity

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.