Audi A5/S5   Utilização   Caixa de velocidades automática   multitronic®-, S tronic®-, caixa de velocidades tiptronic
Início da marcha
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado.
Manter o botão bloqueador (botão no manípulo da alavanca selectora) premido, colocar a alavanca selectora na posição pretendida, por exemplo D/S, e soltar o botão bloqueador.
Aguarde alguns instantes, até a caixa ter engrenado (é perceptível um ligeiro solavanco).
Retirar o pé do pedal do travão e acelerar ATENÇÃO!.
Parar transitoriamente
Em caso de paragem transitória, por exemplo diante dum semáforo, manter o veículo parado com o pedal do travão.
Não acelerar.
A fim de evitar que o veículo descaia no início da marcha, accione o travão de estacionamento nas subidas mais extensas ATENÇÃO!.
O travão de estacionamento volta a libertar-se automaticamente e o veículo entra em movimento, quando se acelera normalmente.
Parar/estacionar
Ao abrir a porta do condutor e se a alavnca selectora não se encontrar na posição P, o veículo poderá descair. Aparece a indicação ao condutor Caixa de velocidades: alavanca selectora na posição de marcha!. Adicionalmente ouve-se uma buzina.
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado ATENÇÃO!.
Accionar o travão de estacionamento.
Colocar a alavanca selectora na posição P.
Paragem numa subida
Manter o veículo travado, em qualquer caso, com o pedal do travão, para evitar que « descaia » ATENÇÃO!. Não tentar evitar que o veículo « descaia » com uma relação seleccionada, aumentando a rotação do motor Cuidado!.
Iniciar a marcha numa subida em veículos sem sistema de assistência nas subidas*
Accionar o travão de estacionamento.
Com um nível engrenado acelere de forma doseada. O travão de estacionamento liberta-se automaticamente, quando o condutor está com o cinto colocado.
Iniciar a marcha numa subida em veículos com sistema de assistência nas subidas*
Com uma relação seleccionada, retirar o pé do travão e acelerar Link.
Só pode ser dado arranque ao motor com a alavanca selectora nas posições P ou N.
Condução em descidas: Em determinadas condições (p ex. em estradas de montanha) pode ser vantajoso ativar temporariamente o programa de mudanças manuais, a fim de ajustar manualmente a relação de comutação às condições de circulação ATENÇÃO!.
Em estradas inclinadas deverá primeiro puxar o travão de mão e só depois deverá colocar a alavanca de seleção na posição P Link. Evita-se, assim, uma sobrecarga do mecanismo de bloqueio e facilita-se o desengate da alavanca selectora da posição P.
Caixa multitronic: o seu veículo está equipado com um apoio ao arranque, que permite um arranque mais fácil em subida. O sistema está activado, quando o pedal do travão é carregado durante alguns segundos. Depois de se soltar o pedal do travão, a força do travão permanece um breve momento, para evitar que o veículo descaia durante o arranque.
ATENÇÃO!
  • Como condutor, não abandone nunca o veículo com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada.
  • Não acelerar se se pretender alterar a posição da alavanca seletora com o veículo parado e o motor a trabalhar - perigo de acidente!
  • Ter em atenção que numa paragem transitória com a alavanca selectora na posição D/S ou R se regista uma transmissão de força pequena. Ao parar é necessário, que o pedal do travão seja accionado com força, para que o veículo não role - perigo de acidente!
  • Em andamento não colocar nunca a alavanca selectora nas posições R ou P - perigo de acidente!
  • Antes de se descer uma rampa inclinada, reduzir a velocidade e seleccionar com o « tiptronic » uma relação inferior.
  • Não deixar o travão a patinar, nem carregar no pedal do travão repetidamente ou durante demasiado tempo. Uma travagem permanente provoca um sobreaquecimento dos travões e reduz significativamente a capacidade de travagem, aumenta a distância de travagem ou origina uma falha total do sistema de travagem.
  • Para evitar o veículo descaia numa subida, mantenha-o sempre seguro com o travão de pé ou de estacionamento.
  • Não manter nunca o veículo parado numa subida com a embraiagem a patinar. A embraiagem abre-se automaticamente, quando aquece devido a uma solicitação excessiva - perigo de acidente! Em caso de solicitação excessiva da embraiagem a luz avisadora acende-se e aparece uma informação para o condutor Link.
Cuidado!
  • Numa paragem em subida não tentar evitar que o veículo descaia, acelerando com uma relação seleccionada. Por causa disso a caixa de velocidades automática pode sobreaquecer e ser danificada. Accione o travão de estacionamento ou carregue no pedal do travão, para evitar que o veículo descaia.
  • Caixas de velocidades S tronic e tiptronic: se deixar rolar o veículo com o motor desligado e a alavanca seletora na posição N, a caixa de velocidades S tronic é danificada, por não ser lubrificada.
Nota
Por razões de segurança o soltar automático do travão só funciona, se o cinto de segurança do condutor está encaixado no fecho do cinto.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.