Audi A8   Utilização   Caixa de velocidades automática  Tiptronic
A posição selecionada na caixa de velocidades é indicada na alavanca seletora Fig. 1.
Em função da posição seleccionada na caixa de velocidades e da posição pretendida, é necessário libertar o bloqueio na alavanca selectora Link.
Para seleccionar a posição seguinte da caixa de velocidades, deslocar a alavanca selectora para a frente/para trás, até ao primeiro ponto de pressão. A alavanca selectora regressa à sua posição inicial.
Para saltar uma (ou duas) posições na caixa, deslocar a alavanca selectora para lá do primeiro (e do segundo) ponto de pressão, até à posição pretendida. A alavanca selectora regressa à sua posição inicial.
A fim de se poder, por exemplo, quando se pára o veículo, activar o bloqueio de estacionamento P, directamente a partir da posição D da caixa de velocidades, podem ser saltadas as posições N e R.
Bloqueio da alavanca selectora
O bloqueio da alavanca selectora impede que seja engrenada, por lapso, uma posição da caixa que coloque involuntariamente o veículo em andamento. Por este motivo, para selecionar determinadas posições da caixa de velocidades, é necessário premir o botão na alavanca seletora Fig. 1 e/ou carregar no pedal do travão.
Para seleccionar uma posição da caixa de velocidades, com o motor em funcionamento e o veículo parado, é necessário carregar no pedal do travão. As setas Fig. 2 mostram, quando é que é necessário carregar no botão na alavanca seletora.
Se, no espaço de um segundo, passar da marcha para frente D para a marcha-atrás R, a alavanca selectora não é bloqueada. Isto permite-lhe, por exemplo, « desatolar » um veículo atolado.
P - Bloqueio de estacionamento
Nesta posição da alavanca selectora as rodas motrizes ficam bloqueadas. Só accionar o bloqueio de estacionamento com o veículo parado ATENÇÃO!. Para seleccionar a posição da caixa P, premir o botão na alavanca selectora e seleccionar a posição P.
O bloqueio de estacionamento só pode ser libertado com o motor em funcionamento e o pedal do travão carregado. Para desactivar o bloqueio de estacionamento, premir o botão na alavanca selectora e seleccionar a posição pretendida da caixa de velocidades.
Se o motor for desligado na posição D, E, S, R ou no modo manual da caixa de velocidades, é automaticamente selecionado P.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 30 min. em N, seleccionando a seguir P.
Para rebocar o veículo é necessário destrancar de emergência o bloqueio de estacionamento Link.
R - Marcha atrás
Nesta posição está engrenada a marcha-atrás. Só seleccionar a marcha-atrás com o veículo parado e o motor no regime de ralenti ATENÇÃO!. Para seleccionar a posição da caixa R, premir o botão na alavanca selectora, carregar no pedal do travão e seleccionar a posição R.
Com o motor em funcionamento, acendem-se os farolins de marcha-atrás na posição R da caixa de velocidades.
N - Posição neutra (de ponto morto)
Nesta posição a caixa de velocidades está em ponto morto. Para seleccionar a posição da caixa N, premir o botão na alavanca selectora e seleccionar a posição N.
Se o motor for desligado na posição N da caixa, esta permanece 30 min. em N, seleccionando a seguir P.
Com a ignição desligada, a posição N da caixa de velocidades já não pode ser engrenada. Por este motivo, quando se passa com o veículo por uma instalação de lavagem automática, selecionar primeiro a posição N da caixa de velocidades e desligar em seguida o motor Link.
Na posição N da caixa de velocidades o veículo não pode ser trancado por razões de segurança.
D/S – Posição permanente de marcha em frente
Na posição D/S da alavanca seletora a caixa de velocidades pode ser operada no modo normal D ou no modo Sport S. Para seleccionar o modo desportivo S, deslocar a alavanca selectora para trás. A posição S só pode ser seleccionada a partir de D ou E. Para, saindo da posição S da caixa de velocidades, retomar a posição D, deslocar a alavanca selectora também para trás ATENÇÃO!. A fim de, a uma velocidade inferior a 2 km/h, se selecionar a posição D a partir de N, carregar no pedal do travão e selecionar a posição D ATENÇÃO! da caixa de velocidades .
No modo normal D a caixa seleciona automaticamente a relação de transmissão adequada. Esta relação depende da carga do motor, da velocidade e do programa de comutação.
O modo Sport S deve ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas. Ao acelerar as passagens de mudanças podem ser notadas.
Se no drive select for ajustado o modo dynamic, é automaticamente selecionada a posição S da caixa de velocidades.
Não é possível o funcionamento elétrico* do veículo na posição S da caixa de velocidades.
E - Efficiency*
No modo de condução efficiency Link a caixa de velocidades escolhe os pontos de mudança nos regimes mais altos. Através de uma passagem precoce à mudança seguinte, não é possível aproveitar integralmente as reservas de potência do motor. Esta solução favorece um consumo de combustível mais económico.
Se estiver definido este modo de condução, é apresentado no visor E em vez de D -A- , -B- Fig. 3..
ATENÇÃO!
  • Mesmo com a ignição desligada o veículo pode descair.
  • Em andamento não colocar nunca a caixa de velocidades nas posições R ou P - perigo de acidente!
  • Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da caixa de velocidades (com excepção de P e N), manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo « arrasta-se ». Não se pode acelerar nunca inadvertidamente, se o veículo estiver imobilizado. De contrário, o veículo entra imediatamente em movimento, em certos casos mesmo com o travão de mão accionado - perigo de acidente!
  • Antes de alguém abrir o capot, deve-se seleccionar a posição P da caixa de velocidades e activar o travão de estacionamento - perigo de acidente! É indispensável que sejam observadas as advertências Link.
Nota
  • Se no modo desportivo S o botão Link for premido, a caixa de velocidades comuta automaticamente para o modo normal D.
  • Se involuntariamente se selecionar N, em andamento, desacelerar e aguardar até se atingir o regime de ralenti, antes de passar de novo para as relações de marcha D ou S.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.