Audi A5/S5   Utilização   Abrir e fechar  Fecho centralizado
O veículo pode ser destrancado e trancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades:
  • chave com comando Link,
  • Pegas da porta em veículos com advanced key* Link.
  • canhão da fechadura na porta do condutor Link, ou
  • interruptor do fecho centralizado interior Link.
Fecho automático (Auto Lock)
A função Auto Lock tranca a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h todas as portas e a tampa da mala.
O veículo é novamente destrancado quando se tira a chave da ignição. Além disso o veículo pode ser destrancado, quando é accionada a função de abertura do interruptor do fecho centralizado ou uma alavanca de abertura da porta. A função Auto Lock pode ser ligada e desligada no rádio ou no MMI* Link.
Em caso de acidente com detonação de airbags, as portas são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso dos socorristas ao interior do veículo.
Destrancagem selectiva das portas
Quando se tranca o veículo, as portas e a tampa da bagageira são trancadas. Se ao abrir geralmente é destrancada a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser regulado no rádio ou no MMI* Link.
Sistema de protecção anti-roubo (safelock)1)
Para relembrar que ao bloquear o veículo exteriormente a protecção anti-roubo é activada, é apresentada no mostrador do painel de instrumentos combinado a indicação ao condutor Observar Safelock. Ver livro de bordo. Já não é possível abrir o veículo por dentro. Isto dificulta as tentativas de assalto ATENÇÃO!.
O sistema de protecção anti-roubo pode ser desactivado quando se tranca o veículo:
  • Premir uma segunda vez o botão na chave com comando nos 2 segundos seguintes. Ou
  • Tocar uma segunda vez no sensor* no manípulo da porta (veículos com chave de conforto) nos 2 segundos seguintes. Ou
  • Rodar uma segunda vez a chave de emergência na fechadura da porta, para a posição de fechar nos 2 segundos seguintes. Retirar a chave de emergência Link.
Sistema de alarme anti-roubo*
Se a instalação de alarme detecta uma intrusão no veículo, são despoletados sinais de aviso acústicos e ópticos.
O alarme anti-roubo é automaticamente activado quando se tranca o veículo. Este é desactivado por rádio ao destrancar.
Ao destrancar a porta do condutor com a chave de emergência, a ignição tem que ser ligada no espaço de 15 segundos. De contrário, o alarme é disparado. Nas versões para certos mercados, o alarme é imediatamente disparado, se em seguida for aberta uma porta.
Para desligar o alarme, premir o botão na chave com comando ou ligar a ignição. Ao fim de algum tempo o alarme termina automaticamente.
Para evitar um alarme involuntário, desligar o sistema de monitorização do habitáculo e o alarme anti-rebocagem Link.
Indicadores de direcção
Na destrancagem os indicadores de direcção piscam duas vezes, na trancagem uma vez. Se a intermitência não ocorrer, uma das portas ou a tampa do porta-bagagens ou o capot não estão fechados ou a ignição ainda está ligada.
Trancagem involuntária
Nos seguintes casos evita-se uma trancagem com chave com comando no interior do veículo:
  • Na trancagem com o interruptor do fecho centralizado não é trancada a porta aberta do condutor Link.
  • Se nos veículos com chave de conforto* a última chave com telecomando utilizada se encontrar no porta-bagagens, a tampa do porta-bagagens é automaticamente destrancada de novo depois de fechar.
Só trancar o veículo com a chave com comando ou com a chave Confort*, se todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas. Dessa forma evita um trancar interior não desejado.
ATENÇÃO!
Nos veículos trancados por fora com sistema de protecção anti-roubo* activado, não podem ficar pessoas dentro do veículo, nomeadamente crianças, dado que nem as janelas nem as portas poderão ser abertas por dentro. As portas trancadas dificultam, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo pelos socorristas - perigo de vida!
Nota
  • Não deixar nunca objectos de valor sem vigilância dentro do veículo. Mesmo trancado, o veículo não é um cofre!
  • Se o LED no parapeito da porta do condutor se mantiver aceso durante cerca de 30 segundos após a trancagem, é porque existe uma deficiência funcional do fecho centralizado ou do alarme anti-roubo*. Mandar reparar a avaria num concessionário Audi ou num serviço de assistência técnica.
  • A monitorização do habitáculo do alarme anti-roubo* só funciona em boas condições, se as janelas e o tecto de abrir* estiverem fechados.
1) Esta função não está disponível em todos os mercados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.