Audi A5/S5   Utilização   Condução  Travão de estacionamento electromecânico
O travão de estacionamento electromecânico substitui o travão de mão.
Puxe a tecla -A- Fig. 1, para fechar o travão de estacionamento. As luzes de controlo no botão e no visor do painel de instrumentos acendem-se.
Pise o pedal do travão ou do acelerador e prima simultaneamente a tecla, para soltar o travão de estacionamento . A luz de controlo no botão apaga-se.
O veículo está equipado com um travão de estacionamento electromecânico. Basicamente o travão de estacionamento serve para evitar que o veículo se desloque involuntariamente, substituindo, assim, o travão de mão.
Para além das funções habituais de um travão de mão usual, o travão de estacionamento electromecânico proporciona também várias funções de conforto e de segurança.
No arranque
  • O assistente de arranque integrado dá apoio na circulação, soltando automaticamente o travão de estacionamento Link.
  • Ao arrancar numa subida, o assistente de arranque evita que o veículo descaia involuntariamente. A força de travagem do travão de estacionamento só é neutralizada, se tiver sido produzida uma força de tracção suficiente nas rodas.
Função de travão de emergência
Uma função de travão de emergência permite que o veículo também possa ser travado em caso de perca da acçãonormal do travãoLink.
Luzes de controlo
  • Se o travão de estacionamento for accionado com a ignição ligada, as luzes de controlo acendem-se no visor do painel de instrumentos e no botão.
  • Se o travão de estacionamento for activado com a ignição desligada, as luzes de controlo acendem-se no visor do painel de instrumentos e no botão durante cerca de 20 segundos.
ATENÇÃO!
se, com o veículo parado e o motor a trabalhar estiver seleccionada uma mudança ou uma posição de marcha (caixa de velocidades automática), não se pode, em circunstância nenhuma, acelerar de forma descuidada nem desembraiar. De contrário, o veículo entra imediatamente em movimento - perigo de acidente!
Nota
  • Fechar o travão de estacionamento é possível em qualquer momento - mesmo com a ignição desligada. Para soltar o travão de estacionamento a ignição deve estar ligada.
  • Eventuais ruídos ao abrir ou fechar o travão de estacionamento são normais e não devem ser razão para inquietações.
  • Em períodos regulares o travão de estacionamento efectua um ciclo de verificações quando o veículo está estacionado. Os ruídos que aparecem nessa altura também são normais.
  • Pode haver uma avaria no travão de estacionamento, se se acender a luz de controlo ou Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.