Audi RS Q3   Utilização   Caixa de velocidades automática  S tronic®
Dar arranque ao motor
Alavanca seletora deve situar-se na posição P ou N.
Arrancar
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado.
Dar arranque ao motor Link. Só pode ser dado arranque ao motor com a caixa de velocidades nas posições P ou N.
Premir o botão na alavanca seletora e selecionar a posição D, S ou R da caixa de velocidades Link.
Aguarde alguns instantes, até a caixa ter engrenado (é percetível um ligeiro solavanco).
Retirar o pé do pedal do travão e acelerar ATENÇÃO!.
Parar transitoriamente
Para segurar o veículo, carregar no pedal do travão (p. ex. num semáforo). Não acelerar.
A fim de evitar que o veículo descaia no início da marcha, acionar o travão de estacionamento nas subidas mais íngremes ATENÇÃO!. Com a posição na caixa de velocidades engrenada, não aumentar as rotações do motor para evitar que o veículo « descaia » Cuidado!.
Iniciar a marcha numa subida em veículos com sistema de assistência nas subidas
Selecionar a posição D da caixa de velocidades.
Retirar o pé do travão e acelerar Link.
Parar/estacionar
Ao abrir a porta do condutor e se a posição P da caixa de velocidades não estiver engrenada, o veículo poderá descair. Nos veículos com chave de conforto* surge a informação ao condutor P engrenar P e desligar a ignição, caso contrário o veículo poderá rolar.
Carregar no pedal do travão e mantê-lo carregado ATENÇÃO!.
Acionar o travão de estacionamento.
Para selecionar a posição da caixa P, premir o botão na alavanca seletora e selecionar a posição P Link.
Em determinadas condições (p ex. em estradas de montanha ou na condução com reboque) pode ser vantajoso ativar temporariamente o programa de mudanças manuais, a fim de ajustar a relação de transmissão manualmente às condições de circulação Link.
Quando se estaciona numa superfície plana, basta selecionar a posição P. Em estradas inclinadas deverá primeiro puxar o travão de mão e só depois deverá colocar a caixa de velocidades na posição P Link. Evita-se, assim, uma sobrecarga do mecanismo de bloqueio e facilita-se o desengate da alavanca seletora da posição P.
ATENÇÃO!
  • Com o motor ligado é sempre necessário, em todas as posições da caixa de velocidades (com exceção de P), manter o veículo travado com o pedal de travão, uma vez que mesmo no ralenti a transmissão não é totalmente interrompida - o veículo « arrasta-se ».
  • Não se pode acelerar nunca inadvertidamente, se o veículo estiver imobilizado. De contrário, o veículo entra imediatamente em movimento, em certos casos mesmo com o travão de mão acionado - perigo de acidente!
  • Não acelerar, se se pretender alterar a posição da alavanca seletora com o veículo parado e o motor a trabalhar - perigo de acidente!
  • Como condutor, não abandone nunca o veículo com o motor em funcionamento e uma posição de marcha engatada. Se tiver de abandonar o veículo com o motor em funcionamento, feche o travão de estacionamento e engate o bloqueio de estacionamento P.
  • Ao ter de parar-se em subidas, manter o veículo sempre travado com o pedal do travão ou o travão de estacionamento, para evitar que o veículo descaia.
  • Em andamento não colocar nunca a caixa de velocidades nas posições R ou P - perigo de acidente!
  • Antes de descer um troço inclinado, reduzir a velocidade e comutar no modo tiptronic para uma mudança inferior.
  • Em descidas, não deixe o travão derrapar ou não pise o pedal do travão vezes demais e tempo demais. Uma travagem permanente provoca um sobreaquecimento dos travões e reduz significativamente a capacidade de travagem, aumenta a distância de travagem ou origina uma falha total do sistema de travagem.
Cuidado!
  • Numa paragem em subida não tentar evitar que o veículo descaia, acelerando com uma relação selecionada. Por causa disso a caixa de velocidades automática pode sobreaquecer e ser danificada. Feche o travão de estacionamento ou pise o pedal do travão, para evitar o rolar do veículo.
  • Se deixar rolar o veículo com o motor desligado e a posição N engrenada, a caixa de velocidades automática é danificada por não ser lubrificada Link.
  • Devido a determinadas condições de circulação e de trânsito, como os frequentes arranques, velocidade de fluência durante um longo período de tempo ou trânsito de pára-arranca, a caixa de velocidades pode sobreaquecer e danificar-se! Se a luz de controlo se acender, parar o veículo assim que for possível e deixar arrefecer a caixa de velocidades Link.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.