Audi A8   Utilização   Abrir e fechar  Fecho centralizado
O veículo pode ser destrancado e trancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades:
  • Chave com comando Link
  • sensores nos manípulos das portas* Link
  • canhão da fechadura na porta do condutor Link
  • interruptor do fecho centralizado interior Link
Indicadores de direcção
Na destrancagem os indicadores de direcção piscam duas vezes, na trancagem uma vez. Se o veículo não trancar e os indicadores de direcção não piscarem, significa que
  • está aberta uma das portas, a tampa da bagageira ou o capot.
  • a ignição ainda está ligada.
  • não está engrenada a poisam P da caixa de velocidades.
Fecho automático (Auto Lock)
A função Auto Lock tranca, a partir de uma velocidade de cerca de 15 km/h, todas as portas e a tampa da bagageira.
O veículo volta a ser destrancado, se for accionada a função de abertura no interruptor do fecho centralizado ou a alavanca de abertura de uma porta. A função Auto Lock pode ser ligada/desligada no Infotainment Link.
Em caso de acidente, com detonação de airbags, as portas trancadas por dentro são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso ao interior do veículo.
Destrancagem selectiva das portas
Quando se fecha, as portas e a tampa da bagageira são trancadas. Se ao abrir, se pretender destrancar apenas a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser feita essa definição no Infotainment Link.
Sistema de protecção anti-roubo (safelock)1)
Para relembrar que ao bloquear o veículo exteriormente a protecção anti-roubo é activada, é apresentada no mostrador do painel de instrumentos combinado a indicação ao condutor Observar Safelock. Ver livro de bordo. Já não é possível abrir o veículo por dentro. Isto dificulta as tentativas de assalto ATENÇÃO!.
O sistema de protecção anti-roubo pode ser desactivado quando se tranca o veículo:
  • Premir uma segunda vez o botão na chave com comando nos 2 segundos seguintes. Ou
  • Tocar uma segunda vez no sensor* no manípulo da porta (veículos com chave de conforto) nos 2 segundos seguintes. Ou
  • Rodar uma segunda vez a chave de emergência na fechadura da porta, para a posição de fechar nos 2 segundos seguintes. Retirar a chave de emergência Link. Ou
  • Previamente ao procedimento de fecho prima o botão da monitorização do habitáculo/proteção antirroubo por reboque* Link.
Ao desligar o sistema de proteção contra intrusão*, o sistema de monitorização do habitáculo/proteção antirroubo por reboque é desligado automaticamente.
Sistema de alarme anti-roubo
Se a instalação de alarme detecta uma intrusão no veículo, são despoletados sinais de aviso acústicos e ópticos.
O alarme anti-roubo é automaticamente activado quando se tranca o veículo. Este é desactivado por rádio ao destrancar.
Na destrancagem com a chave de emergência na porta do condutor, é necessário ligar a ignição no espaço de 15 segundos ou premir o botão na chave com comando. De contrário, o alarme é disparado. Nalgumas versões para países é despoletado imediatamente o alarme se a seguir for aberta uma porta.
Desligue o alarme, pressionando a tecla na chave com telecomando ou ligando a ignição. Após um determinado período, o alarme termina automaticamente.
Para evitar um alarme não desejado, desligue o equipamento de controlo do habitáculo e de protecção contra o reboque Link.
Trancar interior indesejado
Nos casos seguintes é evitado, que tranque a sua chave com telecomando no veículo:
  • Ao trancar com o interruptor do fecho centralizado, com a chave de comando ou com o sensor de trancagem, o veículo não fica trancado se a porta do condutor estiver aberta Link.
  • Se o último advanced key* utilizado se encontra no porta-bagagens, a tampa do porta-bagagens é automaticamente destrancada de novo depois de fechar Link. A instalação de piscas de emergência pisca quatro vezes.
Só trancar o veículo com a chave com comando ou com a chave Confort*, se todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas. Dessa forma evita um trancar interior não desejado.
Auxílio para fechar nas portas*
As portas do veículo estão equipadas com ajudas de puxar para fechar. Ao fechar a porta é suficiente, deixar cair a porta no fecho. O fecho é feito automaticamente ATENÇÃO!.
ATENÇÃO!
  • Nos veículos trancados por fora com sistema de proteção antirroubo* ativado, não podem ficar pessoas dentro do veículo, nomeadamente crianças, dado que nem as janelas nem as portas poderão ser abertas por dentro. As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida!
  • É valido para veículos com auxílio de fechar* nas portas:
    • No processo de trancar tenha em atenção que a area de fechar das portas esteja livre - perigo de ferimento!
    • O processo de fechar pode ser interrompido em qualquer momento , puxando pelo manípulo interior ou exterior da porta.
Nota
  • Nunca deixe objectos de valor sem serem vigiadas no veículo. O veículo mesmo fechado não é um cofre!
  • Se o LED no parapeito da porta acende durante 30 segundos depois de trancar, existe um mau funcionamento do fecho centralizado ou da instalação do alarme anti roubo. Mande reparar a avaria por uma oficina especializada.
  • O controlo do habitáculo da instalação de alarme anti roubo só funciona sem problemas, quando os vidros e o tecto de abrir* estão fechados.
1) Esta função não está disponível em todos os mercados/níveis de equipamento.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações.